Fiscalização

Operações Integradas intensificam ações no fim de semana

Brigada Militar põe 'disk-denúncia' à disposição para informações sobre festas privadas e aglomerações públicas; telefone é o (53) 3227-7171

Neste fim de semana (dias 17 e 18), à noite, as Operações Integradas de segurança intensificam as ações de controle e repressão de eventos particulares ou públicos no município, tanto na área urbana como rural. As aglomerações não serão permitidas sob nenhuma hipótese. Para dar oportunidade à população, de levar às forças de segurança a informação do local onde há transgressões às regras de distanciamento social, perturbação do sossego ou outras, a Brigada Militar coloca o telefone "disk-denúncia" – 3227-7171 – à disposição 24 horas. A identidade será preservada.

As Operações Integradas contam com a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança Pública, com a Guarda Municipal (GM), além da de Transporte e Trânsito, com os agentes de Trânsito. As ações estão agendadas para os períodos da noite e das madrugadas.

'Disk-denúncia' 24 horas

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Facin, destaca que a decisão de intensificar as Operações partiu dos seguintes pontos. “Primeiro, consideramos o grande número de denúncias de festas privadas e de aglomerações públicas que tem chegado às forças de segurança e, em segundo lugar, tomamos como base a previsão meteorológica da Universidade Federal de Pelotas, que indica temperatura elevada, motivando as pessoas a saírem às ruas ou realizar eventos”, observou.

“O momento é muito delicado. É preciso pensar no todo. Mesmo assim, há pessoas que insistem em transgredir regras de benefícios coletivos. A repressão, neste fim de semana, será maior”, frisa o comandante, destacando que o cidadão que denunciar as irregularidades à Agência de Inteligência da Brigada Militar, pelo telefone disk-denúncia, não precisará se identificar e, se assim o fizer, terá sua identidade preservada.

Saúde Para Todos

A Operação Saúde Para Todos terá, neste domingo (19), a sua 8ª edição. Trata-se de um projeto desenvolvido pelas forças de segurança, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com os objetivos de prevenir a propagação do novo coronavírus e de promover e zelar pelo cumprimento das regras de distanciamento social e medidas.

Reedição de blitz

Está prevista a reedição de blitz na avenida Adolfo Fetter, com abordagem de veículos para orientação aos condutores e passageiros sobre o uso obrigatório de máscara na rua ou em locais públicos, sob pena de multa, além do reforço na recomendação para que fiquem em casa.

A Operação Saúde Para Todos contará com a participação da SSP-Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil local, Secretaria de Transporte e Trânsito, por meio dos Agentes, e Secretaria de Saúde (SMS).

Ação de voluntários

“Destacamos a importância da ação de voluntários. São pessoas da nossa sociedade, recrutadas pela Defesa Civil, que comparecem para auxiliar, doando o seu tempo em favor da vida do semelhante”, pontuou o comandante Facin.

A Operação Saúde Para Todos, além do local fixo da blitz, é articulada com equipes volantes da segurança, que atuam em diversos pontos, como avenidas, praias do Laranjal ou áreas públicas, onde haja aglomerações. Não observando o que está normatizado, em termos de enfrentamento à pandemia, as pessoas serão multadas. Para o comandante Facin, a multa é mais uma ferramenta de repressão, que chega após grande trabalho educativo de conscientização.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra mais 19 casos de Covid-19 Anterior

Pelotas registra mais 19 casos de Covid-19

IFSul amplia auxílio a alunos em vulnerabilidade Próximo

IFSul amplia auxílio a alunos em vulnerabilidade

Deixe seu comentário